Tags de Grécia Antiga

filmes de Grécia Antiga

Exibindo os 48 filmes cadastrados

A civilização que conhecemos como Grécia Antiga se situava na área que corresponde a Grécia moderna e a costa da Turquia. A história grega começa na ilha de Creta por volta de 2500 a.C., mas normalmente o nome "Grécia Antiga" é usado para fazer referência a civilização que se desenvolveu entre os anos de 776 a.C. (com o desenvolvimento das cidades-estado gregas e os jogos pan-helênicos) e o ano 30 a.C., quando Cleópatra, a última rainha helenística foi derrubada pelos romanos.

O período mais importante da História da Grécia Antiga é o período conhecido como Clássico (480-323 a.C.), quando as cidades-estado da Grécia atingiram o seu auge. Atenas, a grande potência econômica e naval da época, levou os gregos ao zênite de suas conquistas intelectuais, com o desenvolvimento da democracia, do teatro, da filosofia e das artes.

A imensa maioria dos filmes que tratam da Grécia Antiga apresentam histórias da mitologia (Hércules, Fúria de Titãs, Xena, etc). Também há vários filmes baseados nos poemas épicos de Homero (Tróia e Odisséia). Além disso, cadastrei alguns filmes menos conhecidos, que são adaptações de peças de teatro gregas.

Há poucos filmes que tratam de fatos históricos, mas mesmo os filmes que se focam apenas na mitologia já ajudam a entender um pouco melhor as ideias dessa civilização. Já publicamos um artigo aqui no site, que fala sobre as dificuldades de adaptar o mundo grego para o cinema, leia aqui O sucesso e o fracasso da História grega no cinema.