filmes de Roma Antiga

Exibindo os 73 filmes cadastrados

A denominação "Roma Antiga"  se refere a uma civilização que surgiu na península Itálica no século 8 a.C. e, através de uma série de conquistas militares ao longo de vários séculos, se converteu em um grande Império, um dos mais importante da Antiguidade, que se estendia da atual Inglaterra ao Iraque no seu período de auge.

No século 3 d.C. o Império Romano se dividiu em duas partes: Ocidental e Oriental. A parte ocidental se desintegrou após a queda do último imperador em 476 d.C. Já a parte oriental, nos é conhecida pelo nome de Império Bizantino e sobreviveu por mais mil anos. Mais informações sobre o Império Bizantino podem ser conferidas na área de Idade Média.

Ao conferir os filmes dessa seção você notará que longas de caráter religioso não estão cadastrados. Embora os filmes que tratam da estória da vida do salvador da mitologia cristã, se passem durante o governo dos imperador romanos (mais especificamente durante os reinados dos imperadores Augusto e Tibério), cheguei a conclusão de que eles não são de interesse do ponto de vista histórico.

Você também perceberá que os filmes produzidos sobre a Roma Antiga até a década de 70 tem uma pegada mais religiosa, sempre mostrando os cristãos como vítimas das perseguições dos malvados romanos.