Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

The Parthenon of Ancient Greece

Livros > Grécia Antiga  |  326 visualizações

Salvar nos favoritos
Que tal um gostinho da obra?

Veja detalhes no Google Fotos

Análise do livro

NARDO, Don. The Parthenon of Ancient Greece. California: Lucent books, 1999.

The Parthenon of Ancient Greece é uma obra totalmente dedicada ao estudo do grande templo de Atena Partenos (Atena Virgem), na Acrópolis de Atenas. O livro faz parte da Building History Series (Série Construindo a História), e a autoria é de Don Nardo.

É uma obra curta, com menos de 100 páginas, mas com muitas informações utéis, além de muitas fotos, ilustrações e gráficos explicativos. Na introdução da obra, são apresentados alguns comentários sobre o objetivo da série:

Ao examinar algumas das grandes construções da humanidade, a série Construindo História da Lucent Books reconhece a relação próxima que existe entre as sociedades históricas e seus edifícios. Cada volume da série começa com um esboço histórico das pessoas que construíram o edifício, explorando seus maiores feitos assim como suas crenças, costumes, e as necessidades sociais que ditavam a variedade de funções e estilos de seus prédios. Uma explanação detalhada de como a estrutura foi concebida, desenhada e construída, conforme essas informações forem conhecidas, completa o resto do volume. (p.7)

A obra começa apresentando uma linha do tempo com os principais acontecimentos relativos ao prédio desde sua construção até os dias atuais. No capítulo 1, há um texto excelente sobre o desenvolvimento do templo grego, de construções de madeira e teto de palha para templos de pedra com telhas de argila. O autor também comenta a diferença entre os estilos dórico e jônico, e a busca pelo tamanho ideal para essas construções.

Os capítulos 2 é dedicado a descrever o processo de construção e os detalhes do projeto. E o capítulo 3 dá destaque para as artes que ajudaram a embelezar a obra, como o friso interno, as métopas externas, as estátuas do pedimento, a estátua interna de Atena e a pintura do templo.

O capítulo 4 mostra como os templos da Acrópolis eram utilizados, e fala sobre o Festival da Panateneia, os rituais sagrados e os sacríficios que eram realizados no local.

As últimas 10 páginas do livro se focam no período de decadênica de Atenas, e o papel que as civilizações posteriores tiveram no mantenimento do Partenon. O autor cita a explosão de 1687, quando um exército veneziano bombardeou o prédio, causando uma explosão, devido ao fato dele estar sendo usado como um depósito de pólvora pelos turcos. Os autor também comenta a influência do estilo grego na arquitetura moderna e o caso de Lord Elgin, um britânico que levou boa parte das obras do templo para a Inglaterra.

É um bom livro, que eu certamente recomendo para aqueles que querem saber mais sobre o Partenon. A obra é muito bem escrita e ilustrada, e fornece uma leitura rápida e informativa. Além disso também apresenta boas referências e indicações de leitura. O único problema é o fato de que algumas pinturas e imagens não estão bem referenciadas.

Resenha publicada em 30/04/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Don Nardo

Don Nardo é um historiador e escritor premiado que se especializou no mundo antigo, especialmente nas civilizações da Grécia e de Roma. Nas últimas duas décadas, ele publicou quase duzentos volumes sobre diversos tópicos históricos. E, tendo obtido inúmeras críticas favoráveis, é amplamente reconhecido como o principal escritor de livros de história voltados para o público dos jovens adultos.

Historiador(a)

Mais livros sobre Atenas

Ilias Arnaoutoglou

Leis da Grécia Antiga

Fiona MacDonald

Fique por Dentro da História: Um Templo Grego

Peter V. Jones

O Mundo de Atenas

Paul Cartledge (organizador)

História Ilustrada da Grécia Antiga

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL