FREEMAN, Philip. Alexandre o Grande. Barueri: Amarilys, 2016.
Essa obra de Philip Freeman é um biografia do líder macedônio que conquistou boa parte do mundo conhecido no século 4 a.C. E já adianto, tratasse de um livro excelente!
As vezes eu fico tão focado em ler obras mais complexas, por um desejo grande de aprender e realmente ser capaz de entender o período histórico que estou estudando, que me esqueço do imenso prazer que é ler um livro de História despretensioso, que se foca apenas em contar os eventos e descrever a mentalidade e o comportamento das grandes figuras do passado.
Há realmente grandes personalidades como Alexandre o Grande, Julio César, Napoleão e muitos outros que exercem um fascínio nos estudantes de História, por suas grandes conquistas e vidas conturbadas. De vez em quando vale a pena, deixar o lado acadêmico de lado e apenas se divertir assistindo as vidas desses vultos conforme elas vão sendo descritas, especialmente se o escritor é tão talentoso quanto esse.
Freeman ocasionalmente cita fontes antigas, especialmente quando elas se contradizem, mas na maior parte do tempo preza pela beleza e fluidez do texto.
A leitura da obra é extremamente agradável e isso, somado a vida louca de Alexandre, tornam o livro muito interessante. A obra traz muitos detalhes sobre a vida desse personagem que eu ainda não tinha visto em minhas leituras, se aprofundando bastante no período que vai do seu nascimento até a sua morte aos 32 anos.
O autor também destaca na introdução o reinado de Filipe II, pai de Alexandre, e todas as grandes inovações militares e administrativas que foram adotadas por ele, e que permitiram que Alexandre assumisse aos 20 anos o comando do melhor exército do mundo.
Se você quer conhecer a história de Alexandre o Grande esse é o livro para isso!
Embora o autor seja um grande fã desse personagem histórico, ele não deixa de destacar os abusos, violências e, porque não dizer, genocídios levados a cabo por Alexandre e por seu exército durante as conquistas.
Além de descrever a vida e as motivações do personagem central, o autor também faz descrições bastante profundas das campanhas e da própria guerra, sem entrar em detalhes chatos como descrições de batalhas e táticas militares, mas dando destaque para o caráter humano e mostrando a guerra de um ponto de vista mais amplo. É realmente fascinante!
O livro apresenta alguns bons mapas (confira abaixo) e também uma galeria de fotos que fornece uma boa referência visual do período. A obra chama a atenção por apresentar poucas datas ao longo do texto, para compensar isso o autor colocou uma Linha do Tempo no início da obra.
Nos próximos dias postarei aqui no site uma análise do filme Alexandre (2004), que será baseada principalmente nessa obra.
Eu fiz a leitura da obra em uma versão digital do livro para Kindle, por isso que não há muitas fotos acima. Abaixo você confere o índice da obra:

A obra apresenta dois mapas, que podem ser muito úteis para quem está estudando a história de Alexandre o Grande, disponibilizo ambos abaixo:


Resenha publicada em 20/06/2019.
Escrita por
Moacir Führ
Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.