livros de Idade Média

Exibindo os 29 livros cadastrados

A Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos 5 e 15. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente em 476 e termina com a queda do Império Romano do Oriente em 1453.

Embora a Idade Média seja constantemente retratada como um período de atraso, historiadores são unânimes em afirmar que essa "Idade das Trevas" corresponde apenas aos primeiros séculos do período, a partir do século 9 já se começa a ver sinais de desenvolvimento por toda a Europa.

A Idade Média foi um período de grandes inovações, e assistiu ao surgimento das cidades comerciais italianas (Veneza, Gênova, Pisa, entre outras), ao desenvolvimento da arquitetura gótica e das universidades, a ascensão dos idiomas nacionais e formação de suas monarquias. O contato com as civilizações mais avançadas do Oriente trouxe uma grande riqueza cultural para os povos ocidentais.

Esse período não viveu apenas de castelos e cavaleiros, foi o grande desenvolvimento comercial e urbano que começou no século 11, que deu impulso para a Europa se lançar em suas grandes conquistas no início do período moderno, com o Renascimento, as Grandes Navegações e a Reforma Protestante.