Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

Placa de marfim com leoa atacando um africano

Objetos > Mesopotâmia  |  32 visualizações

Placa de marfim com leoa mordeno um africano: a leoa está de pé sobre a vítima, que está com os joelhos dobrados e deitada, apoiada nas mãos no chão atrás dela. A leoa está mordendo sua garganta. O africano usa um saiote curto representado pela folha de ouro. Os cachos do cabelo são representados por cavilhas de marfim com tampo dourado. No fundo estão flores de lótus e papiro, cobertas por folha de ouro e incrustadas com lápis-lazúli e cornalina. Há também uma mancha incrustada de lápis-lazúli na testa da leoa. No topo da placa há dois orifícios de encaixe quadrados. Esta placa provavelmente fazia parte de um móvel.

Esta placa foi encontrada com um exemplar quase idêntico que agora está no Museu do Iraque, em Bagdá. Eles foram recuperados com grande risco para os escavadores da lama no fundo de um antigo poço. Do mesmo lugar veio uma bela coleção de itens de luxo, incluindo duas esplêndidas cabeças de marfim popularmente conhecidas como Mona Lisa (Mona Lisa of Nimrud) e Irmã Feia (Ugly Sister).

As duas placas provavelmente vêm de um móvel ornamentado, mas não se sabe exatamente qual. Eles mostram forte influência fenícia e provavelmente foram esculpidos por um artesão fenício. Eles estão entre os melhores exemplos de escultura em marfim que sobreviveram, não apenas da Assíria, mas do mundo antigo.

Texto original do British Museum

Local: Palácio Noroeste de Nimrud (Kalhu)
Período/Data: 900-700 a.C.
Tamanho: 10,3 cm de altura
Museu: Museu Britânico, Londres
Cadastro no site: 21/09/2020
Ver item no museu

TAGS

Assíria

Mais itens sobre Assíria

Estátua do rei Shalmaneser III

Lamassu do palácio de Ashurnasirpal II em Kalhu

Espada de bronze do rei assírio Adad-nirari I

Lista de sinônimos

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.