Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Contemporânea

Hitler

274 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Hitler, de Ian Kershaw
Informações técnicas

Autor: Ian Kershaw
Título original: Hitler
Páginas: 1077
Editora: Companhia das Letras
Primeira publicação: 2008
Ano da edição: 2010
Idioma: Português

Sinopse

Quando foram publicados, em 1998 e 2000, os dois volumes da monumental biografia de Hitler escrita por Ian Kershaw foram imediatamente saudados em todo o mundo como obras fundamentais sobre a figura mais sinistra da história do século XX. A presente tradução foi realizada a partir da versão condensada elaborada pelo autor, que eliminou cerca de quatrocentas páginas de notas e referências — destinadas, sobretudo ao público acadêmico —, sem no entanto prejudicar a força da narrativa e o poder de seu argumento.

Kershaw escreve baseado na farta documentação já conhecida e em novas fontes, como o surpreendente diário de Goebbels, redescoberto no início da década de 1990, que traz revelações mais íntimas sobre as atitudes, as hesitações e o comportamento de Hitler no poder. A trajetória inteira desse indivíduo que parecia destinado ao fracasso e que acabou na direção de um dos países mais desenvolvidos, cultos e complexos da Europa é esmiuçada pelo autor, em busca de uma explicação para essa incrível trajetória ascendente, para o domínio que Hitler exerceu sobre as elites alemãs e para a catástrofe que causou em seu país e no resto do mundo.

Sem desprezar os traços de personalidade do ditador na explicação da história, o autor enfatiza os aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade alemã traumatizada pela derrota na Primeira Guerra, a instabilidade política, a miséria econômica e a crise cultural. E, em vários momentos, Kershaw permite-se fazer exercícios contra factuais, perguntando-se como tudo poderia ter sido diferente se, por exemplo, a elite conservadora alemã tivesse se comportado de outra maneira, ou se as potências ocidentais não tivessem hesitado tanto, ou mesmo se Hitler simplesmente não tivesse tido tanta sorte (sua sobrevivência a vários atentados, por exemplo, se deveu muitas vezes ao acaso).

Historiador
Ian Kershaw

Sir Ian Kershaw (1943-) é um historiador e professor inglês, cujo trabalho se concentra em torno da história alemã do século 20. Professor de História Moderna na Universidade de Sheffield até sua aposentadoria, é considerado como uma das principais autoridades acadêmicas a respeito de Adolf Hitler e do Nazismo, sendo particularmente notável por sua obra bibliográfica sobre o ditador Alemão. Sir Ian foi educado na Counthill Grammar School, no St. Bede's College, em Manchester, na Universidade de Liverpool, especializando-se no Merton College e recebendo seu doutorado por Oxford.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Nazismo
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.