Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Livros   >    Grécia Antiga

A guerra que matou Aquiles A Verdadeira História da Ilíada

282 visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro A guerra que matou Aquiles, de Caroline Alexander
Informações técnicas

Autor: Caroline Alexander
Título original: The War that Killed Achilles: The True Story of the Iliad and the Trojan War
Páginas: 400
Editora: Bertrand Brasil
Primeira publicação: 2009
Ano da edição: 2014
Idioma: Português

Sinopse

A guerra que matou Aquiles – a verdadeira história da Ilíada, diferentemente da maioria das obras sobre o tema, não aborda nenhuma das questões tradicionais da Ilíada. Os dramáticos eventos da Guerra de Troia são lendários, mas a Ilíada é completamente voltada para algumas poucas semanas ao fim de uma guerra que já durava dez anos. O foco da história não se dá no drama, mas numa verdade mais amarga: ambos os exércitos queriam o fim da guerra. No entanto, Caroline Alexander esmiúça a história e revela a visão do próprio Homero em relação à sua obra-prima.

Um dos pontos interessantes da obra é a análise a respeito da personalidade de Aquiles: ao mesmo tempo um ídolo e respeitado guerreiro, é um monstro feroz. No fim, a autora ainda trata da dor acumulada após esta guerra duradoura, argumentando que o sofrimento das pessoas comuns durante o conflito faz parte do luto divino de Aquiles. Durante a obra, Caroline também destaca a questão da guerra em si, que, no caso do conflito analisado, trouxe apenas morte e miséria para os povos, sem ganho territorial para qualquer um dos lados. Com isso, ela aproxima uma época distante aos dias atuais, como as Guerras do Iraque, do Vietnã e da Somália, por exemplo.

Historiador
Caroline Alexander

Caroline Alexander (1956-) é uma autora, classicista e cineasta britânica. Ela é autora de diversos best-sellers e obras de não-ficção. Em 2015, ela publicou uma nova tradução da Ilíada de Homero. Ela começou seus estudos clássicos na Florida State University em seu último ano do ensino médio. Em 1977, entre a primeira turma de Rhodes Scholars, ela frequentou o Somerville College, em Oxford, graduando-se em Filosofia e Teologia. Entre 1982 e 1985, ela criou um pequeno departamento de clássicos na Universidade de Malawi, no centro-sul da África. Depois disso, ela obteve seu doutorado em Clássicos na Universidade de Columbia, como Mellon Fellow em Humanidades.

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado.

Outros livros sobre Ilíada e Odisséia
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.