Os gregos acreditavam em seus mitos?

Livros > Grécia Antiga  |  38 visualizações

Capa do livro Os gregos acreditavam em seus mitos?, de Paul Veyne
Autor: Paul Veyne
Título original: Les Grecs ont-ils cru à leurs mythes?
Páginas: 205
Editora: Unesp
Ano da edição: 2014
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Ao decidir estudar, a partir da crença dos gregos em seus mitos, a pluralidade das modalidades de crença, a crença no que os outros dizem, a crença por experiência própria, Paul Veyne concluiu que, em vez de falar de crenças, deveria falar de verdades, elas próprias imaginações. Nós não fazemos uma ideia errada das coisas: a verdade das coisas é que, através dos séculos, foi constituída de maneira peculiar, escreve.

Longe de ser a mais simples experiência realista, a verdade, diz o autor, é a experiência mais histórica de todas. Ele explica que as verdades relacionam-se a contextos culturais, e podem ser questionadas em outras esferas de cultura, diferentes. O olhar contemporâneo sobre o passado ilustra essa visão, pois costuma classificar a quase totalidade das produções anteriores como delírio e considerar como verdade, e muito provisoriamente,somente o que constitui o último estado da ciência.

Veyne explica que seu interesse sobre verdades, justamente a partir da crença, não tem intenção de afirmar que a imaginação anuncia as futuras verdades e deveria estar no poder. E, sim, que as verdades já são imaginações e a imaginação está no poder desde sempre; ela, e não a realidade, a razão ou o longo trabalho do negativo.


Imagens

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pela equipe do site.

Paul Veyne

Nascido em 1930 em Aix-en-Provence, Veyne é um historiador e arqueólogo francês especialista em Roma Antiga. Professor honorário do Collège de France, escreveu O pão e o circo (1976) e Elegia erótica romana (1983), entre outras obras.

Historiador(a)

Mais livros sobre Mitologia e religião grega

A Cidade Antiga

História Ilustrada da Grécia Antiga

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.