Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Não vendemos livros!

A Revolução Industrial da Idade Média

Livros > Idade Média  |  684 visualizações

Capa do livro A Revolução Industrial da Idade Média, de Jean Gimpel
Autor: Jean Gimpel
Título original: La Révolution industrielle du Moyen Âge
Páginas: 222
Editora: Zahar Editores
Primeira publicação: 1975
Ano da edição: 1977
Idioma: Português

Sinopse:

No espírito dos nossos contemporâneos, a revolução industrial anda invariavelmente associada aos séculos 18-19. É neles que situam a renovação das fontes de energia, o progresso tecnológico e os fenómenos sociais a que então se assistiu, desde a proletarização dos trabalhadores até às suas reivindicações, às greves, às lutas de classe... Num livro de extraordinário interessee de profunda erudição,

Jean Gimpel desmente este preconceito e mostra ser na Idade Média que deve situar-se, em rigor, a primeira revolução industrial - uma revolução industrial determinada pela renovação das fontes de energia, por um prodigioso progresso tecnológico, e a que não faltam os problemas sociais que acopanharam a sua homóloga dos tempos modernos. Também aqui se assistiu à proletarização deliberada e ao eclodir da luta de classes, traduzida em reivindicações e greves... É assim que nos surge uma Idade Média diferente, que, longe de ter sido um tempo de trevas, aparece aos nossos olhos como um dos períodos mais fecundos da história dos homens.


Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

Jean Gimpel

Jean Gimpel (1918-1996) foi um medievalista francês. Ele lecionou em Yale e outras universidades dos Estados Unidos. Seu livro sobre a revolução industrial medieval é sua obra mais famosa. Ele também é autor de uma obra sobre as catedrais medievais, que não foi lançada no Brasil.

Historiador(a)

Mais livros sobre Economia medieval

Hilário Franco Jr.

O Feudalismo

Henri Pirenne

História econômica e social da Idade Média

Jacques Le Goff

A bolsa e a vida

Jacques Le Goff

Mercadores e banqueiros na Idade Média

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar

Responda nossa pesquisa de opinião para que possamos entender melhor nosso público e oferecer melhores conteúdos:

Responder agora Já respondi