Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Não vendemos livros!

História de Roma Antiga - Vol.1

Das Origens à Morte de César

Livros > Roma Antiga  |  600 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro História de Roma Antiga - Vol.1, de Jose Luis Brandão e Francisco de Oliveira (org.)
Autor: Jose Luis Brandão e Francisco de Oliveira (org.)
Páginas: 2015
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Ano da edição: 489
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Este volume apresenta-se como um conjunto articulado de contributos sobre a história de Roma, desde as suas origens lendárias até à morte de César, em 44 a.C. Trata-se de um manual que visa trazer aos alunos universitários e aos interessados pela cultura clássica informações e reflexões de autores antigos e modernos em paralelo com os dados da arqueologia. Inclui, além das culturas, povos e línguas da Itália primitiva e das lendas da fundação, elementos sobre o período da monarquia e vicissitudes da transição para a República, com o conflito de ordens que a historiografia antiga reporta a essa época. Analisa depois as fases da expansão do poder romano através da Itália e do Mediterrâneo e suas consequèncias (sociais, políticas, económicas, culturais). Os últimos capítulos desenvolvem os conflitos do final da República respeitantes à posse da terra, ao recrutamento militar, aos direitos de cidadania, ao controlo dos tribunais, bem como às sucessivas propostas reformistas, a culminar nos comandos militares extraordinários e na formação do impropriamente chamado 1° triunvirato, "o monstro de très cabeças" que haveria de conduzir à guerra civil. Por fim, apresenta-se uma sinopse sobre a natureza da ditadura em Roma e evolução desta magistratura ao longo da República.

A obra também conta com um segundo volume, intitulado "Império e Romanidade Hispânica", que está disponível apenas para compra. O Google Books possui a versão quase completa para leitura online, veja aqui.


Baixar livro

link para download

Análise do livro

Esse livro ainda não foi resenhado pelo site.

José Luís Brandão

José Luís Brandão é professor associado do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Dedica-se ao estudo da língua, cultura e literatura latina, bem como da história de Roma. Entre os autores que tem estudado salientam-se Marcial, Suetónio, a História Augusta e Plutarco, sobre os quais publicou diversos estudos e traduções.

Historiador(a)

Francisco São José Oliveira

Francisco de Oliveira é professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em História da Cultura Clássica. Cultura Romana; foi Presidente do Conselho Diretivo (1996-2002); da Euroclassica e da APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos). Apresentou e organizou inúmeras conferências e seminários em Portugal e em numerosos países, com publicações em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Entre as publicações incluem-se traduções de Platão; a dissertação de doutoramento: Ideias políticas e morais de Plínio o Antigo. Dedica-se em especial ao teatro antigo, à teoria política na antiguidade e aos estudos clássicos em Portugal em contexto europeu.

Historiador(a)

Mais livros sobre Roma Antiga

Pedro Paulo Funari

Cultura popular na antiguidade clássica

Tom Holland

Rubicão

Thomas Marky

Curso elementar de direito romano

Mario Curtis Giordani

História de Roma

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL