Livros

Informações detalhadas sobre livros de História, além de fotos e resenhas dos livros. Só fazemos a disponibilização do download quando o livro está em domínio público. Não vendemos livros!

Grécia: Templos, Túmulos e Tesouros

Livros > Grécia Antiga  |  882 visualizações

Salvar nos favoritos
Capa do livro Grécia: Templos, Túmulos e Tesouros, de Time-Life Books
Autor: Time-Life Books
Título original: Greece: Temples, Tombs, & Treasures
Coleção: Civilizações Perdidas
Páginas: 168
Editora: Abril Coleções
Ano da edição: 1998
Idioma: Português
Skoob: Acessar

Sinopse:

Edição de luxo com , dezenas de belíssimas ilustrações coloridas e em preto branco em papel cuchê. Contém: A descoberta de uma terra de gigantes e o reencontro com o passado; Um novo dia ilumina a Grécia, a vida pública e a vida privada; Atena, a oitava maravilha do mundo; Tesouros nas profundezas; O mundo grego, um sonho que se realiza; Uma descoberta fabulosa. 


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Fotos dessa edição do livro

Veja no Google Fotos

Análise do livro

TIME-LIFE. Civilizações Perdida - Grécia: Templos, túmulos e tesouros. Rio de Janeiro: Abril Coleções, 1998.

Esse livro sobre a História da Grécia faz parte da coleção Civilizações Perdidas, publicada no Brasil pela editora Abril. A obra não é escrita por historiadores, mas por uma equipe da Time-Life. Entretanto, a produção contou com três consultores especialistas da área: John Boardman (especialista em Grécia Antiga e professor da Universidade de Oxford), Robert Lindley Vann (especialista em História da arquitetura grega e romana) e Barbara A. Barletta (professora adjunta de História da arte na Universidade da Flórida).

A obra não tem por objetivo apresentar a História da Grécia Antiga, mas se propõe narrar detalhes sobre alguns tópicos mais específicos sobre cada um dos períodos da História dessa civilização. A obra dá muito destaque para os relatos de descobertas arqueológicas. Mas as descrições de alguns achados, e o papel que os arqueólogos desempenharam no estudo da Grécia Antiga, são um pouco arrastados.

No geral a obra é regular, não chama atenção pelo conteúdo. Além disso, acredito que as pessoas que não conhecem a História da Grécia Antiga se sentirão muito perdidas ao ler esse livro. O autor não dedica nenhum tempo a fornecer uma cronologia básica dos eventos para que o leitor se situe no tempo, apenas apresenta achados arqueológicos de diversos períodos diferentes, e dedica mais tempo comentando as aventuras dos arqueólogos modernos, do que realmente analisando a antiga sociedade grega.

É um livro para quem já tem algum conhecimento da civilização grega e deseja conhecer alguns detalhes das escavações e da história dos arqueólogos na Grécia Antiga. Mas mesmo nesse aspecto a obra não é muito informativa, o livro é curto, são apenas 168 páginas. Mesmo sem gostar muito do livro, levei apenas dois dias para lê-lo.

Abaixo apresento um resumo de cada um dos capítulos da obra, todos eles contam com um Ensaio no final, onde são apresentadas informações em uma seção mais ilustrativa. O livro também conta com cerca de 12 quadros espalhados ao longo dos capítulos, cada um deles também apresenta rapidamente alguns temas interessantes que foram citados na obra.

1. A descoberta de uma terra de gigantes

Esse capítulo descreve os primórdios da arqueologia da civilização grega. Comenta a relação dos estudiosos europeus com os turcos otomanos (que dominaram a região até 1832), o trabalho dos primeiros arqueólogos ingleses (destaque para o Conde de Elgin) e alemães, e a mudança da política grega com relação aos achados arqueológicos com a Convenção de Olímpia de 1874.

Ensaio: Reencontro com o passado
A invenção da fotografia e as primeiras fotos das ruínas de Atenas.

2. Um  novo dia ilumina a Grécia

Aqui o livro se debruça sobre a História grega desde a civilização minóica (da Ilha de Creta) até o surgimento das Cidades-Estado. O capítulo apresenta os diversos padrões de cerâmicas da Grécia Antiga, fala sobre a colonização grega nos primórdios, as esculturas do Período Arcaico (Kouros) e o desenvolvimento da escrita, das leis e a criação dos Jogos Olímpicos.

Ensaio: Vida pública e vida privada
Detalhes da vida na Atenas Clássica, comentando os seguintes tópicos: educação, mulheres, simpósios, atletas, profissões e oráculos.

3. Atenas: a oitava maravilha do mundo

Todo um capítulo dedicado a cidade de Atenas no período Clássico. O autor comenta a extração das minas de prata de Laurion, as principais reformas políticas com Sólon, Pisístrato e Clístenes (de forma superficial), faz alguns comentários rápidos sobre a democracia ateniense e depois passa o resto do capítulo descrevendo as ruínas da Acrópole e da Ágora, e as diversas reformas realizadas nas últimas décadas.

Ensaio: Tesouro nas profundezas
Alguns comentários sobre os achados de estátuas de bronze gregas no Mar Mediterrâneo, com detalhes do processo de restauração e fotos grandes das principais: Cabeça de Porticello, Efebo de Maratona, Zeus de Artemisium, Bronzes de Riace.

4. O mundo grego: um sonho que se realiza

Um capítulo sobre o mundo de Alexandre o Grande e o período Helenístico. O autor faz pela primeira vez um relato histórico, citando eventos da vida de Filipe II e Alexandre o Grande. Depois fala sobre a descoberta de Ai Khanoum (cidade helenística no Afeganistão), a cidade de Alexandria e finaliza a obra com a interessante história da descoberta do Altar de Zeus de Pérgamo, atualmente no Museu de Berlim.

Ensaio:  Uma descoberta fabulosa
Imagens maiores dos objetos do túmulo macedônio de Vergina, que pode ser o túmulo perdido de Filipe II.

Resenha publicada em 22/02/2019.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 34 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Mais livros sobre Grécia Antiga

Pierre Grimal

Dicionário da Mitologia Grega e Romana

Pierre Briant

Alexandre, o Grande

Bruno Snell

A Cultura Grega e as Origens do Pensamento Europeu

Plutarco

Alexandre e César

Fechar

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet.
Não seja um troll.

Item salvo nos seus favoritos

Nova atualização do site

Pega Title Pega URL