Busque no site
Ver mais opções
Conteúdos dos capítulos do livro

Introdução: Introdução sobre a importância da reforma e a ocorrência de tentativas de reforma na Idade Média.

1. Reformas: Capítulo sobre os acontecimentos que ocorreram no século 16 e 17 ligados a Reforma.

2. A Salvação: Sobre o lado teológico. As questões da salvação, da predestinação, a autoridade das escrituras e do clero, os sacramentos e a visão do apocalipse.

3. Política: A relação da política com a reforma. Como os líderes políticos ajudaram a estimular ou oprimir a reforma. Como a reforma estimulou a contestação aos reis.

4. Sociedade: A estrutura social durante a reforma. A importância das igrejas, do casamento, da caridade. O casamento e o papel da mulher na reforma. A visão da reforma pelo povo e as superstições.

5. Cultura: Sobre a arte protestante, o movimento iconoclasta, a música, a literatura e o teatro.

6. Outros: Sobre hereges, pagãos, bruxas, muçulmanos e judeus.

7. Legado: A importância da Reforma.

Livros   >    Idade Moderna

Reforma Protestante: Uma breve introdução

1,6 mil visualizações    |    0 comentário(s)

Capa do livro Reforma Protestante: Uma breve introdução, de Peter Marshall
Informações técnicas

Autor: Peter Marshall
Título original: The Reformation: A Very Short Introduction
Coleção: Encyclopaedia
Páginas: 192
Editora: L&PM
Ano da edição: 2017
Idioma: Português

Sinopse

“A pedra atirada ao lago pode ter caído na Alemanha de Lutero, mas as ondulações foram sentidas muito mais longe.”

Em outubro de 1517, o jovem frade Martinho Lutero — indignado com a venda de perdão pela Igreja a seus fiéis — pregou na porta da capela do castelo de Wittenberg um documento com 95 itens para reformar a religião. Este é comumente apontado como o início da Reforma que, mais que um acontecimento histórico, foi um complexo processo de mudanças que chacoalhou a Europa e teve papel crucial no delineamento do mundo como o conhecemos.

Meio milênio depois desse fato inaugural, o especialista Peter Marshall analisa o desenvolvimento do que posteriormente veio a se chamar de Reforma Protestante, recupera os embates teológicos que estiveram na origem do conflito e aponta suas duradouras influências em todos os aspectos da vida moderna, da política à filosofia, sem deixar de passar pela arte.

Historiador
Peter Marshall

Peter Marshall é professor de História na Universidade de Warwick, na Inglaterra. Sua pesquisa abrange a história cultural e religiosa do Reino Unido na Idade Moderna. Entre seus livros há também uma obra sobre identidades religiosas na Inglaterra de Henrique VIII.

Análise do livro
2/5 RUIM

MARSHALL, Peter. Reforma Protestante: Uma breve introdução. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2017.

Reforma Protestante: Uma breve introdução é uma obra sobre um dos eventos mais importantes da Idade Moderna. A Reforma Protestante enfraqueceu a poderosa Igreja Católica e promoveu algumas grandes mudanças dentro dela, estimulou o absolutismo, promoveu uma grande migração de povos perseguidos para as colônias, deu incentivo a alfabetização, forneceu um novo discurso econômico para as burguesias que se fortaleciam e mudou todo o cenário político europeu nos séculos 16 e 17. Foi um evento de proporções gigantescas!

Infelizmente essa obra não faz jus a esse grande acontecimento. Peter Marshall é um professor de história inglês que tem dedicado sua vida a defender que a Reforma Protestante não foi tão importante assim. O argumento que ele defende na obra é o de que a Reforma não passou de um evento puramente religioso e de consequências estritamente teológicas.

O autor passa o livro inteiro tentando (sem sucesso) provar que todas as consequências da Reforma - que eu listei no início desse texto - na verdade foram incidentais e não tiveram necessariamente a ver com esse evento. Segundo Peter Marshall, tudo que já foi escrito sobre o tema é questionável e discutível. Ele muito bem poderia dizer o seguinte:

"Eu lhes trago a boa nova! Viva o relativismo! Nenhuma verdade é absoluta, tudo é subjetivo e depende de cada caso. Pelo fim das generalizações que visam dar solidez aos conhecimentos!"

Quero chamar atenção para o fato de que o livro tem "Uma breve introdução" no título. Essa é uma obra muito rasa, mas ao mesmo tempo tenta contestar todos os conhecimentos já estabelecidos. A pior combinação que pode existir. Livros introdutórios curtos não são lugar para contestação de conhecimentos amplamente difundidos. Se eu quisesse ler contestações sobre todos os conhecimentos já estabelecidos sobre o tema, eu não estaria lendo um livro de 160 páginas chamado “Breve introdução”. A pior parte é que e versão original inglesa se chama "... Uma introdução MUITO breve".

Permita-me ressaltar isso: o autor escolheu contestar TODOS os conhecimentos amplamente difundidos sobre o tema, em em um livro chamado "... Uma introdução MUITO breve"! Em apenas 160 páginas!! 

Acredito que um título mais apropriado para o livro seria "Tudo que você sabe sobre a Reforma Protestante está errado" #ficaadica

A verdade é que o livro não é tão ruim quando o autor se foca na Reforma em si: nos seus acontecimentos e nas suas características. A leitura só se torna um martírio quando ele começa a negar a sua importância e as suas consequências. Há até alguns trechos interessantes dentro da obra. Até porque conseguir fazer a Reforma Protestante parecer chata seria um feito gigantesco, algo quase inatingível.

Como o autor se focou em ofender todos os demais especialistas que já escreveram sobre o tema, afirmando que estão todos errados, pouco tempo sobrou para outros temas realmente interessantes. Os temas que mais me interessavam nem foram comentados. Não há um único capitulo sobre o reflexo econômico da Reforma. A economia não tem importância alguma para o autor. O fato da Igreja Católica ser dona de mais da metade das terras da Europa antes da reforma e, depois dela, ter perdido quase tudo em muitos países é um fato tão sem importância para o autor, que é citado em uma linha! (pag. 81). O autor também ignora completamente o lado jurídico e político da Reforma.

A obra também é mal escrita, com parágrafos grande demais. O livro tem assuntos demais e fala de tudo sem falar de nada. Peter Marshall também tem uma tendência de ver tudo que o catolicismo fazia como positivo ou não tão ruim assim. Sim, essa também é uma obra apologista dos abusos católicos.

Me sinto mal quando me vejo obrigado a escrever um livro criticando tão duramente um historiador. Mas essa obra é tão ruim que fez eu cogitar "Será que eu realmente gosto de História?" Fiquei abatido por alguns dias depois da leitura e só estou escrevendo isso quatro dias depois de terminar o livro.

Por favor, procure uma obra melhor se você tiver interesse na Reforma Protestante. O livro A Reforma de Will Durant tem alguns capítulos maravilhosos. O texto sobre a Reforma presente na obra História da Civilização Ocidental Vol.1 também é espetacular!

Honestamente, essa obra me parece um grito desesperado de um historiador que deseja ser relevante sem ter contribuído em nada para a área em que atua. E só me sinto totalmente confortável de criticar duramente essa obra, porque a única coisa que o autor faz é criticar o trabalho de outros estudiosos e descartar todas as explicações de outros estudiosos como simplistas e falsas.

Confira abaixo o conteúdo dos capítulos:

Exibir conteúdo dos capítulos

O livro está disponível para download na Library Genesis. Fotos e as minhas anotações de leitura podem ser conferidos nos links acima dessa resenha.

Resenha escrita em 16/07/2022.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ
Escrita por Moacir Führ

Moacir tem 36 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Outros livros sobre Reforma protestante
Comentários sobre o livro

Cadastre-se ou faça login para comentar

Cadastre-se

Ainda não há comentários nessa página.
Seja o primeiro a comentar.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.