Apoie o site pelo Apoia.se e ajude a promover a História na internet brasileira.
Contribua a partir de R$ 1,00 por mês.

Gladiators 100 BC - AD 200

Livros > Roma Antiga  |  134 visualizações

Capa do livro Gladiators 100 BC - AD 200, de Stephen Wisdom
Título traduzido: Gladiadores 100 a.C. - 200 d.C.
Autor: Stephen Wisdom
Páginas: 64
Editora: Osprey Publishing
Ano da edição: 2003
Idioma: Inglês
Skoob: Acessar

Sinopse:

Obra dedicada aos gladiadores romanos e aos jogos na arena entre os anos de 100 a.C. e 200 d.C.


Minhas anotações de leitura

leia no Google Docs

Análise do livro

WISDOM, Stephen. Gladiators 100 BC - AD 200. Oxford: Osprey, 2003.

Os gladiadores que lutavam nos anfiteatros da antiguidade são, sem dúvida, um dos temas mais populares da História da Roma Antiga. Mesmo assim, não há no mercado nacional nenhum livro exclusivamente dedicado a eles. O tema costuma ser citado rapidamente em todos os livros sobre o período, mas é difícil encontrar informações detalhadas.

Essa obra da editora Osprey, disponível apenas em inglês, é uma leitura interessante sobre o tema. O autor divide esse pequeno livro em 7 temas principais: Plano de fundo histórico, Recrutamento, Vida Cotidiana, Treinamento, Aparência e vestuário, Psicologia do Gladiador, Aposentadoria. Abaixo você confere uma foto do índice completo:

Índice de conteúdos da obra.

O livro não é perfeito, mas traz muitas informações para quem quer ter uma boa introdução sobre o tema. O autor usa como principais fontes os achados arqueológicos das cidades de Pompéia e Herculano, duas cidades que foram soterradas, e assim preservadas, pela erupção do Vesúvio.

Wisdom cita afrescos, pichações, objetos e construções usadas por gladiadores. A forma como o autor se refere a esses itens, no entanto, é um problema. Na maior parte da vezes, ele apenas diz "no museu de Nápoles há um relevo em mármore que mostra isso...". Esse tipo de referência costuma ser inútil, e eu tive muitas dificuldades para encontrar na internet imagens de muitos dos itens que o autor citou.

A obra é amplamente ilustrada, inclusive com vários desenhos belíssimos feitos pelo ilustrador Angus McBride. Mas a indicação de referências costuma ser ruim.

O autor também apresenta muitas informações tiradas de fontes antigas como Dion Cássio, Suetônio, entre outros. Nesse caso as referências também são ruins, dificultando o acesso a essas informações. O site Gutenberg conta com a obra de Dion cássio completa para pesquisa online, então seria muito fácil fazer uma consulta, se o autor tivesse referenciado as informações da forma correta.

Mas o livro oferece uma leitura leve, que pode ser feita em poucos dias. O autor faz um bom trabalho descrevendo o treinamento dos gladiadores nas escolas (ludi), os tipos de gladiadores (secutor, murmilo, trácio, retirarius, etc), o suicídio de gladiadores, a fama e o sucesso, o passo-a-passo dos jogos (as cerimônias iniciais, venatios, lutas de gladiadores menos famosos, finalizando, com as lutas mais esperadas, dos gladiadores mais experientes).

O autor também discute rapidamente a questão da morte na arena, e o fato de que muitos gladiadores lutavam muitas lutas e a morte não era a única opção. Muitas lutas terminavam empatadas, e quando um dos gladiadores perdia era comum que ele não fosse executado, especialmente nas lutas dos grandes gladiadores.

O livro também conta com alguns desenhos do ilustrador Angus McBride, confira abaixo:

Recrutamento.Treinamento em Pompéia, 78 d.C.Retiário.Trácio e Secutor.Murmillo.Homoplacus e provocator.Execução de criminosos (noxii) na arena.Lanista na sua ludus.


Para mais informações sobre os temas tratados no livro, por favor, consulte as minhas anotações de leitura. O link está logo acima dessa resenha.

Fiz a leitura da obra com o tablet usando um arquivo PDF que achei na internet, aqui você confere algumas imagens da obra para ter uma visão melhor da organização e apresentação do livro.

Resenha publicada em 18/02/2020.

Foto do membro da equipe: Moacir Führ

Escrita por

Moacir Führ

Moacir tem 33 anos e nasceu em Porto Alegre/RS. É graduado em História pela ULBRA (2008-12) e é o criador e mantenedor do site Apaixonados por História desde 2018.

Stephen Wisdom

O interesse de Stephen Wisdom pela história foi despertado pela primeira vez através de seu envolvimento com o drama medieval, um interesse que continua a influenciar sua escrita e ilustrar sua carreira. Reencenador experiente, ele acredita que um drama histórico pode educar tão bem quanto um livro didático, e ele assumiu uma variedade de papéis históricos. Vivendo em uma vila tranquila na Inglaterra, ele atualmente se dedica à escrita, escultura e fabricação de armaduras.

Entusiasta, não é formado(a) em História

Mais livros sobre Roma Antiga

Mario Curtis Giordani

História de Roma

Jacqueline Morley

Fique por Dentro da História: A Vila Romana

Jose Luis Brandão e Francisco de Oliveira (org.)

História de Roma Antiga - Vol.1

Anna Maria Liberati, Fabio Bourbon

Grandes civilizações do passado: A Roma Antiga

Comentários dos visitantes

Ícone alerta azul

Contribua para um debate inteligente e educado na internet. Não seja um troll.