filmes de Egito Antigo

Exibindo os 30 filmes cadastrados

O Antigo Egito foi uma civilização do Norte de África, na região do Crescente Fértil, que se concentrava às margens do rio Nilo, no que é hoje o moderno país do Egito. O termo Egito Antigo normalmente se refere a civilização que se desenvolveu nessa região entre os anos de 3000 a.C. até 30 a.C.

O Egito Antigo é popularmente conhecido como tendo sido responsável pela construção de imensas pirâmides (a maior delas com cerca de 139 metros de altura), pela prática de mumificação de seus mortos e por ser governado por Faraós.

A maior parte dos filmes dessa seção, infelizmente, tratam de histórias fantasiosas e lendas sobre as múmias egípcias. Esse foi um tema que despertou muito interesse em Hollywood nas décadas de 1940 a 1960. Os poucos filmes que apresentam alguma informação histórica real tratam dos faraós Akhenaton, Tutancâmon e Cleópatra, os queridinhos dos cineastas.

Alguns dos filmes mais famosos a retratarem a civilização egípcia são longas que contam estórias da mitologia judaico-cristã. Refleti muito sobre se esses filmes deveriam ou não ser colocados aqui. O AH tem a regra de não promover filmes de caráter religioso, mas por fim decidi que cadastraria o filme "Êxodo: Deuses e Reis" por ser uma produção mais recente que foca no Egito Antigo, uma temática normalmente ignorado por Hollywood.